quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

De qual tribo você é caro católico ?

“Pastoral é assim um adjetivo ao qual se pode fazer dizer um pouco de tudo, e mesmo o seu contrário”
Mons. Brunero Gherardini,
 Vaticano II, un Discorso da Fare, Casa Mariana. Editrice Frigento, 2009, p. 51. 

           Em recente conversa com um amigo, fui informado de que o mesmo tentou ajuda para promover um evento interno da Igreja organizado por ele e alguns outros companheiros. A solicitação foi dirigida a um padre, bastante requisitado e popular. Este, por sua vez, esclareceu que o auxílio não seria possível porque o evento deveria se enquadrar em algum grupo "pastoral" da Igreja. Dizia ele - "Afinal, você é de onde? Seu grupo se encaixa em qual pastoral? São do setor juventude? Se não forem de algum grupo, não posso ajudar."
         Pergunto eu caro Pajé, estamos em uma tribo ou dentro de uma aldeia com várias delas? O que temos de fato no seio da atual Igreja Católica é a tal "pastoral". O que é uma pastoral? Segundo o Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et Spes, “pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir delas, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja. Num sentido amplo, Pastoral é toda a ação da Igreja e sua missão neste mundo. A Igreja não existe para si mesma, mas em função da sua missão de anunciar Jesus Cristo e fazer acontecer o Reino de Deus. 
         Retomo minha pergunta ao Cacique desta grande aldeia. De onde o caboclo tirou a ideia de que a Igreja está dividida em grupos? Os documentos conciliares propõem o termo “Pastoral” como uma ação conjunta. A divisão propagada é fruto da limitação compreensiva que alguns possuem sobre os documentos, criando clãs, guetos, grupos e tribos para formar espaços que sejam alvo de seu domínio. No fundo, o que o Pajé quer e necessita é de uma tribo para dominar.


0 comentários:

Postar um comentário